noticia_13012014033121
Pisos Industriais
Atualmente, a Engeseg Engenharia inclui em seu escopo de atuação, além da incorporação, trabalhos em linhas industriais, principalmente pisos industriais e estruturas de concreto armado.Piso de concreto simples: normalmente usado em pavimentos rodoviários e urbanos. Neste tipo de pavimento, todos os esforços de tração gerados pela retração, variação térmica e pelo carregamento, são resistidos pelo concreto. Não há presença de armadura estrutural ou de combate à retração, podendo-se, entretanto, empregar dispositivos de transferência de carga, tais como barras de transferência ou barra de ligação.
Piso estruturalmente armado: neste tipo de piso, tira-se proveito da boa resistência à compressão do concreto associada à elevada resistência à tração do aço, o que resulta sempre em placas de menores espessuras em comparação aos pisos de concreto simples. As tensões de tração impostas pelo carregamento são resistidas integralmente pela armadura, sendo desconsiderada a resistência à tração do concreto.
 dsc00493
Piso de concreto reforçado com fibras de aço/macrofibras: o uso de fibras de aço/macrofibras no concreto possibilita o incremento da tenacidade deste material, representada pela energia necessária para conduzir a peça ao colapso, permitindo ao concreto maiores deformações antes da ruptura. Em peças estruturais, onde há possibilidade de redistribuição de esforços (plastificação), tais como lajes apoiadas sobre meio elástico, ou seja, radiers, pisos de concreto e pavimentos rígidos, as fibras de aço/macrofibras substituem as armaduras convencionais, tanto como função estrutural como função de combate à retração e controle de fissuração.
Piso de concreto protendido: consiste em um piso de concreto reforçado com armaduras de alta resistência (cordoalhas), tracionadas por macacos hidráulicos, cuja força é transferida à placa de concreto por intermédio das ancoragens posicionadas nas extremidades. Este processo reduz em até 80% a quantidade de juntas, comparado a outros processos. Por esta razão, este tipo de piso normalmente é utilizado em Centros de Distribuições (CD), onde o tráfego de empilhadeiras e paleteiras é muito intenso.
img_20131108_091252_264-(medium) img-20131205-wa0038